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Você conhece as necessidades do seu cliente?

Aprendemos em marketing, que é muito importante satisfazer as necessidades, desejos e demandas. 

No século XXI, seu cliente deve estar em primeiro lugar. O seu marketing deve ser feito orientado para a satisfação do cliente. 

Por isso, é extremamente importante que você conheça as necessidades do seu cliente. Como você pode ajudá-lo? Como você pode melhorar seu relacionamento com ele? Como você pode melhorar seu serviço ou produto para ele?  

Dito isso, vou mostrar as top 5 necessidades dos clientes. São os 5 pontos que os clientes mais pensam antes de comprar um produto ou serviço. 

1. Funcionalidades 

Quando atinge um objetivo.  

Por exemplo: Uma geladeira que gela. 

2. Preço 

Algo que caiba em seu orçamento.

Por exemplo: Um universitário precisa de uma bicicleta de no máximo R$500,00.

3. Segurança 

Oferece um nível de proteção superior.

Por exemplo: Carros da Volvo salvam mais vidas em acidentes.

4. Performance 

Mais rápido ou robusto que as demais opções.

Por exemplo: Software que processa 1 milhão de pedidos por minuto.

5. Conforto 

Atinge o mesmo objetivo, mas com muito mais conforto.

Por exemplo: Cinema com assentos reclináveis que viram quase camas.

Agora, logo abaixo, vou te mostrar 5 passos para que você consiga identificar as necessidades dos clientes.

Selecionei algumas dicas que podem te ajudar na identificação das necessidades:

  1. Fique atento às dúvidas, chamados e reclamações dos clientes nos canais de atendimento e nas redes sociais;
  2. Observe os clientes usando suas soluções e descubra o que pode estar faltando;
  3. Estude produtos ou serviços semelhantes aos seus e veja se tem algo que seus clientes poderiam desejar;
  4. Verifique que outros produtos ou serviços seus clientes usam de forma complementar aos seus e descubra como atender a essas necessidades;
  5. Faça pesquisas com seus clientes, tanto online como perguntando diretamente para eles.

Sabendo as tops necessidades dos clientes, e como identificar isso para o seu negócio, você deve atender a expectativa do cliente.

O que é expectativa do cliente? 

A expectativa do cliente é o conjunto de características, atributos e funcionalidades do produto ou serviço que ele está adquirindo que ele acredita que serão capazes de solucionar seu problema ou atender suas necessidades.

Em outras palavras: é o resultado que o cliente espera obter ao adquirir um produto ou serviço.

Conseguir responder à altura das necessidades e expectativas dos clientes é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa.

Tomando as medidas necessárias em sua empresa, ela será muito mais eficiente a tarefa de atrair e de reter clientes.

Assim, suas próprias expectativas em ver seus negócios crescerem também poderão ser alcançadas.

Aproveite as necessidades do mercado, identifique e explore as oportunidades. Quanto mais você conhece seu cliente, mais fácil é de você superar a expectativa dele.

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