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O que são gatilhos mentais?

Tomar decisões exige muito esforço, mesmo que a gente não perceba. A maioria das decisões que nós tomamos, não são lógicas. Por causa disso, nosso cérebro adota alguns “atalhos” na hora de fazer suas escolhas. Engana-se quem pensa que faz uma escolha totalmente racional quando compra um celular da Samsung e não da Apple ou viaja para Miami e não para a Colômbia. O inconsciente tem muito mais responsabilidade nisso.

Esses atalhos ocorrem quando nosso cérebro resolve focar apenas no aspecto de um problema complexo, ignorando todos os outros. Nesses momentos que nosso cérebro utiliza esses “atalhos”, nossa capacidade de tomada de decisão é completamente comprometida, uma vez que ele busca informações para, em determinado momento da negociação, ativar o pensamento rápido do usuário.

Esse pensamento rápido é o que faz você comprar sem lógica, ou agir por impulso. E geralmente, as pessoas que agem assim, ficam buscando por motivos lógicos depois da compra, para tentar encontrar justificativa para a ação.

Esses gatilhos mentais embasam muitas estratégias de marketing e vendas que você vê por aí. Eles miram em atitudes que são disparadas pelo inconsciente e fazem as pessoas tomarem decisões no “piloto automático”, em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro.

Falar de gatilhos mentais é um pouco complicado. Já que ele está sempre a nossa volta, mesmo quando não percebemos. Inclusive, essa é a intenção. Você deve utilizar essa ferramenta sempre com cautela, de forma que incentive a compra do seu cliente, mas que não mostre claramente que o que você está fazendo é para que ele compre por “impulso”.

O objetivo do marketing é atender as necessidades, desejos e demandas das pessoas. Você deve buscar ao máximo conduzi-las para a compra do seu produto ou serviço, sabendo que isso irá ajudá-la de alguma forma.

Os Gatilhos influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Tudo isso ficou mundialmente conhecido como técnicas de persuasão, muito bem descrito no livro As Armas da Persuasão, do Robert Cialdini.

Inclusive, se você não leu, recomendo que faça essa leitura. Além de ajudar nas vendas, ele mostra como nós agimos em diversos momentos sem pensar, sem lógica, somente por algo que falaram ou fizeram. Essas armas da persuasão estão em todos os lugares, e quando você as conhece, é mais fácil tomar uma decisão consciente.

Se isso é uma novidade para você, saiba que o marketing já usa isso há muito tempo!

Ou você acha que as empresas não sabem que todo mundo gosta de se sentir importante? Ou que ninguém quer ficar de fora de uma tendência que todos estão usando? Ou ainda, que você quer se sentir parte de um grupo ou aproveitar algum desconto válido por somente 12 horas?

Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto.

Se você trabalha com marketing, vendas ou utiliza as redes sociais para promover o seu produto ou serviço, você deve ficar de olho em gatilhos mentais, e aprender o máximo possível sobre o assunto.

Enquanto muitas pessoas ainda estão aprendendo e olhando para isso pela primeira vez, outras já estão aproveitando algumas oportunidades para utilizar essas técnicas no momento da venda.

E aí, como você acha que o conhecimento sobre gatilhos mentais pode te ajudar?

Se ficou alguma dúvida, manda aqui para a gente!

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