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5 Gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Existem algumas técnicas de persuasão que você pode utilizar para aumentar suas vendas. 

Elas são conhecidas como gatilhos mentais (fazer link para o conteúdo de gatilhos mentais). E são muito conhecidas depois que o livro As Armas da Persuasão(fazer link da amazon), do Robert Cialdini, foi lançado. 

Os gatilhos mentais são técnicas que precisam ser aplicadas no momento da venda para que seu cliente queira comprar de você naquele momento. 

Existem diversos gatilhos mentais que são vistos hoje pela internet, mas é preciso ter cuidado na hora de utilizar cada um deles. 

Aqui abaixo irei citar 5 dessas técnicas, e como é possível utilizá-la para vender mais!

1. Autoridade:

As pessoas tendem a confiar e acreditar em pessoas que são autoridades em determinado assunto. Neste caso, é importante dizer que uma autoridade não significa ter muitos seguidores. 

Alguém que tem autoridade em determinado assuntos, pode ser uma pessoa que já publicou algum livro, escreve artigos, ou trabalha há um bom tempo com a mesma coisa. 

Então, quando você demonstra que entende muito sobre determinado assunto, as pessoas te veem com mais credibilidade, e tendem a confiar mais em você para comprar um produto/serviço. 

Utilizar da sua autoridade no momento da venda pode ser uma ótima técnica para que a pessoa compre de você.

2. Escassez:

Quando sabemos que alguma coisa é escassa e será difícil encontrar novamente para comprar, temos a tendência de realizar a compra no mesmo momento.  

A escassez ocorre quando você oferece poucas unidades de um produto, um serviço limitado ou algo que tem fim. Escassez se refere a quantidade, e é finito.  

Se você utilizar essa técnica para realizar suas vendas, certamente conseguirá vender mais facilmenteUm dos grandes problemas, é você não parecer que está utilizando isso para vender mais. 

O grande poder da escassez é que você realmente venda menos unidades. 

Tende a ser uma das mais poderosas armas de persuasão. 

3. Urgência:

Diferente da escassez, a urgência não se refere a quantidade, mas ao prazo. Quando você utiliza algum prazo para o cliente, ele tende a comprar mais rápido.  

Por exemplo: “Por tempo limitado”, “somente até meia noite”, “Compre 1 até dia 10 e ganhe outro”.  

A urgência demonstra que o usuário deverá realizar a ação rapidamente. 

Isso faz com que ele acabe comprando de forma irracional, e não tenha muito tempo para pensar. 

Quando você utiliza a urgência para vender mais, certamente aumenta o número de pedidos.

Mas utilize essa técnica com cuidado. Se você oferecer seu produto ou serviço sempre com o gatilho da urgência, as pessoas não vão acreditar em você mais. É interessante utilizar com moderação, assim como a escassez.

4. Reciprocidade:

Todos os seres humanos tendem a dar mais valor para pessoas que as ajudam.  

No mercado de vendas online, muitos usuários têm criado diversos produtos e conteúdos gratuitos, para que após um períodoofereçam um produto pago para quem tirou proveito daquele que foi dado gratuitamente. 

Isso tem sido cada vez mais comum.  

Geralmente a reciprocidade cria uma conexão, que faz com que a outra pessoa sinta que te deve algo. É um ato de generosidade com alguém que a ajudou. 

Quando você ajuda outras pessoas, se torna muito mais fácil que ela compre algo de você depois. 

5. Curiosidade

A curiosidade é uma característica natural do ser humano. Aplicando o gatilho da curiosidade, você não só inspira a ação, mas também aumenta a atividade em partes do cérebro associadas ao prazer. Portanto, utilize elementos que aguçam a curiosidade do público e certamente isso irá ajudar a mantê-los interessados no que você tem para vender. 

É a curiosidade que fará com que as pessoas busquem mais informações sobre o produto/serviço, assistam seus vídeos, abram seus e-mails e assinem um newsletter. 

Se seu conteúdo for útil e ajudar qualquer pessoa a resolver um problema, aumenta as chances de elas compartilharem com terceiros, o que contribui para aumentar o tráfego de sua página, criando assim um ciclo positivo para seu negócio. 

O gatilho da curiosidade não deve ser utilizado em excesso, isso pode “cansar” um pouco o seu público. Utilize com moderação, e certamente você conseguirá ser mais efetivo nas vendas. 

E aí, você já utiliza alguma dessas técnicas para vender mais? 

Se quiser entender melhor o que são os gatilhos mentais, clique aqui  (link para o conteúdo de gatilhos mentais). 

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